logo RCN
Notícias

Liberados cultivos de ostras e mexilhões em Palhoça

  • Ricardo Wolffenbüttel / Secom -

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a liberação dos cultivos de ostras e mexilhões da localidade Enseada do Brito, Maciambu, Praia do Cedro e Pontal, em Palhoça. A partir desta sexta-feira, 8, está permitido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessa área.

As áreas estavam interditadas desde o dia 1º de outubro, devido à alta concentração de ficotoxina ácido ocadaico.

Áreas interditadas

Desde quinta-feira, 7, a localidade de Serraria, no município de São José, está interditada devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos. Neste local, está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

Pelo mesmo motivo, também continuam interditadas para comercialização de mexilhões as áreas de Ponta de Baixo e Barra do Aririú.

Monitoramento

A Cidasc segue com o monitoramento constante das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção das interdições das áreas afetadas.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Santa Catarina é destaque nacional

Santa Catarina é o único estado do país que monitora permanentemente as áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Covid-19: Brasil recebe 1º lote de vacinas do 2º contrato com a Pfizer Anterior

Covid-19: Brasil recebe 1º lote de vacinas do 2º contrato com a Pfizer

Hospitais da rede própria da SES ampliam ofertas de exames no Outubro Rosa Próximo

Hospitais da rede própria da SES ampliam ofertas de exames no Outubro Rosa

Deixe seu comentário